Solicite nosso contato: 11 3042 3383 / 11 93027 5017Cadastur 32.592.406/0001-05
Aeroporto o que fazer

Primeira vez no aeroporto? Veja o que fazer!

Todo mundo tem uma primeira vez para tudo. Isso inclui a primeira viagem de avião. Para aqueles que viajarão pela primeira vez ou que já não faz isso há algum tempo é comum ter algumas dúvidas e ficar inseguro. Para entender melhor o que vai acontecer e como você deve proceder no aeroporto, confira as orientações abaixo.

Conheça mais – Somos a Excursy

Chegada ao aeroporto

Aeroportos são ambientes grandes. Por isso é importante checar em qual terminal do aeroporto ficam os balcões de atendimento da companhia aérea em que você irá embarcar. Isso evitará deslocamentos desnecessários carregando suas bagagens.

Check-in

A sua confirmação de voo e emissão de cartão de embarque é chamada de check-in. Ele pode ser feito no balcão da empresa no aeroporto, pela internet, por aplicativos de dispositivos móveis ou totens de autoatendimento nos aeroportos. Para voos internacionais, em que normalmente é necessário o despacho de bagagem, o check-in no balcão da empresa no aeroporto é necessário.

Apesar disso, mesmo sendo obrigatória a apresentação no balcão para despachar as malas, uma dica importante é fazer o check-in online para evitar não viajar por overbooking ou até mesmo para marcar os assentos.

Já no balcão, para realizar o check-in é necessário apresentar um documento original com foto. Nos voos internacionais, esse documento será o passaporte. Ainda que só o documento costume ser suficiente, é sempre interessante ter também o número do localizador, código que a companhia passa assim que é comprada a passagem.

Importante: a última oportunidade que o passageiro tem para solicitar a correção do nome, quando houver algum erro, é antes da emissão do comprovante de check-in.

Planejamento – Quais documentos preciso para viajar?

check in aeroporto
O que fazer no aeroporto é uma das principais dúvidas de quem viaja pela primeira vez

Despacho de bagagens

Após fazer o check-in, basta entregar sua mala, esperar que a pesem e que lhe entreguem um comprovante de que a bagagem é sua. É importante guardar esse papel para comprovar que a bagagem é sua no desembarque. Dependendo do País e da companhia, será necessário pagar uma tarifa para despachar a bagagem.

Embarque

Quando estiver com sua passagem e livre das malas dirija-se para o portão de embarque indicado no bilhete. É importante que você tenha em mãos o cartão de embarque e seus documentos, a depender do destino. Se você precisar de passaporte e visto para entrar no destino, eles deverão ser mostrados no embarque e na hora de ir para o avião.

Inspeção de segurança

Dentro da sala de embarque o primeiro passo é passar pela inspeção de segurança e detector de metais. Os procedimentos de inspeção no aeroporto são obrigatórios para o embarque dos passageiros e seguem normas internacionais de segurança. Para acesso ao portão, todos os passageiros deverão passar pelo detector de metais (exceto portadores de marca-passo ou implante coclear auditivo). O passageiro que, por motivo justificado, não puder ser inspecionado pelo detector, deverá ser submetido à busca pessoal. Grávidas podem solicitar revista física ou detector manual de metais.

Antes de passar pelo detector de metais, retire dos bolsos moedas, telefone celular, chaves, cinto e outros, que devem ser acondicionados na bandeja para passar pelo canal de raios-x. Você também poderá ter que retirar os sapatos, se for solicitado. A revista física pode ocorrer mesmo após a passagem pelo detector de metais, como uma medida alternativa ou adicional de segurança.

Bagagens de mão também devem passar pela inspeção por raios-x. A lista de itens proibidos, que deve sempre ser divulgada pelas empresas aéreas no momento da compra da passagem e também nos balcões de check-in, deve ser observada pelo passageiro na hora da preparação da bagagem. Quando forem detectados, itens proibidos deverão ser descartados no momento da inspeção. Veja os itens proibidos na bagagem.

Laptops, notebooks e computadores portáteis devem ser retirados da bagagem de mão para passar pelo equipamento de raios-x em voos domésticos e internacionais. Qualquer volume da bagagem de mão poderá ser revistado na presença do passageiro.

Na sala de embarque

Em seguida você deve conferir no cartão de embarque qual o portão do qual seu voo sairá. Você pode consultar o horário e o portão de embarque para o seu voo nos diversos monitores espalhados pelos aeroportos. Tanto o horário do voo quanto o portão de embarque podem sofrer alterações a qualquer tempo. Feito isso, dê uma olhada nas placas de localização e vá até seu portão aguardar o chamado para embarcar no avião. Cuidado para não se distrair com as compras nas lojas da área de embarque e perder o vôo.

Em algum momento será anunciado que o embarque para o seu voo começou. Talvez haja alguma divisão relacionado a embarques prioritários, aos números das poltronas – como filas diferentes para os primeiros e últimos assentos – por exemplos. Assim, fique atento ao que é dito.

Depois que chamarem seu voo é só entrar na fila, mostrar a passagem e os documentos, embarcar e aproveitar a viagem.

aeroporto embarque
Não corra o risco de perder o voo com as distrações da sala de embarque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *