Solicite nosso contato: 11 3042 3383 / 11 93027 5017Cadastur 32.592.406/0001-05
Passaporte

Quais documentos preciso para viajar?

Você definiu o destino da sua viagem, comprou as passagens e já tem tudo programado para viver dias inesquecíveis na viagem tão desejada. Então não deixe que detalhes atrapalhem seus próximos dias. Um passo muito importante é conferir se seu passaporte e documentação estão em ordem e não esquecer nada no dia da viagem.

Somos a ExcursyConheça um pouco mais sobre a gente!

Fazer um check-list para o dia da viagem é sempre uma boa dica. Uma listinha em uma folha de papel, em um bloquinho de anotações ou no celular pode te livrar de dores de cabeça. Então não deixe de checar se pegou a documentação necessária no dia da viagem. Veja abaixo alguns dos documentos necessários para viajar pelo Brasil e para o exterior.

Ao se preparar para a viagem, verifique a documentação pessoal necessária, inclusive a de acompanhantes, especialmente se eles forem menores de idade. Em viagem pelo Brasil, todos embarcam com documento oficial válido com foto (RG ou passaporte, por exemplo). As crianças menores de 12 anos podem usar documento válido com foto ou certidão de nascimento (original ou cópia autenticada). Se você estiver indo para uma viagem internacional algumas coisas serão um pouco diferentes.

Passaporte

São documentos de identificação de passageiros de nacionalidade brasileira o passaporte brasileiro válido e os previstos no Decreto nº 5.978/2006. Para tirar um passaporte, tire todas as suas dúvidas na Polícia Federal.

Mais informações sobre documentos de identificação válidos para viagens internacionais, decorrentes de acordos ou outros atos internacionais, podem ser obtidas com as empresas aéreas, no Ministério das Relações Exteriores e no Departamento de Polícia Federal.

No caso de roubo, furto ou extravio de documento de passageiro de nacionalidade brasileira, poderá ser aceito o Boletim de Ocorrência (BO) em viagem no território nacional, desde que válido. Se estiver em território estrangeiro, procure a embaixada do Brasil ou outra representação diplomática brasileira.

Voos internacionais

Para voos internacionais, não se esqueça de verificar as exigências de entrada e saída do País de destino – como validade mínima do passaporte (na maioria dos casos se exige 6 meses de passaporte ainda válido), visto de entrada ou trânsito, certificado de vacinação, dentre outras –, a fim de evitar eventuais transtornos. Em caso de dúvida, consulte sempre a empresa aérea, a embaixada/consulado ou sua agência de viagens.

Crianças (até 12 anos) e adolescentes (entre 12 e 17 anos) devem sempre consultar a companhia aérea ou a agência de viagens para verificar quais documentos adicionais são necessários para embarque doméstico e internacional. Poderão ser exigidas autorizações judiciais e dos pais, nos termos da lei e das regras vigentes.

Os documentos de identificação para viagens internacionais de crianças e adolescentes também são o passaporte brasileiro válido e os previstos no Decreto nº 5.978/2006.

Crianças e adolescentes desacompanhados dos pais ou responsáveis necessitam ainda de autorização judicial (além dos demais documentos), nos termos da Resolução nº 131 do Conselho Nacional de Justiça. A Polícia Federal também tem uma área para dar informações sobre viagens de menores ao exterior (veja a aqui).

Passageiros de outras nacionalidades devem apresentar um dos documentos a seguir, considerada a respectiva validade: Passaporte; Cédula de Identidade de Estrangeiro – CIE (RNE); Identidade Diplomática ou Consular; ou ainda outro documento de viagem, resultado de acordos internacionais firmados pelo Brasil.

Saiba mais sobre como tirar visto para viajar e certificado de vacinação.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *