Solicite nosso contato: 11 3042 3383 / 11 93027 5017Cadastur 32.592.406/0001-05
Vacinação

Como tirar o certificado de vacinação para viajar

O cuidado com a sua saúde é muito importante no planejamento de uma viagem. E em um mundo com grande e rápida circulação de pessoas, os países também estão atentos à saúde de sua população. Por isso, como medida de controle de doenças, alguns países exigem dos visitantes que querem entrar em seu território um certificado de vacinação para viajar, chamado de Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

Atualmente a Organização Mundial da Saúde define a vacinação contra febre amarela como a única exigência para o ingresso nos países signatários do Regulamento Sanitário Internacional que adotam essa medida. Informe-se com mais detalhes junto à Anvisa.

Dessa forma, mantenha atualizado seu cartão de vacinação. É importante observar que, para atingir a proteção necessária, cada vacina tem um período que pode variar entre dez dias e seis semanas. Por isso, vacine-se com antecedência.

Para saber as recomendações e exigências de cada país acesse o sistema da Anvisa.

O certificado

O CIVP é o documento que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional. Somente pessoas que estão viajando com destino ou escala/conexão em países que exigem a vacinação precisam dele, que é um documento de validade vitalícia. Portanto, se você já possui um CIVP, não é necessário solicitar um novo.

Para saber as exigências de viagem de cada país, consulte as informações disponíveis no Sistema de Emissão do CIVP, na aba “Exigências de Viagem“.

Apesar de não ser obrigatória, recomendamos que levem o certificado de vacinação internacional de febre amarela, que pode ser solicitado em casos de surto no Brasil.

Para tirar o Certificado Internacional de Vacinação:

Passo 1 – Vacinação

Você pode se vacinar gratuitamente em um posto de saúde do SUS ou deve procurar os serviços de vacinação privados credenciados. Guarde o certificado de vacinação. Ele é o seu comprovante para solicitar o Certificado Internacional. A Anvisa não aplica a vacina.

A vacina contra febre amarela deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, 10 (dez) dias antes da viagem. Se o seu objetivo é viajar para o exterior, você deve apresentar o comprovante de viagem antes da vacinação para que receba a dose única.

Passo 2 – Cadastro

Escolha qual opção de atendimento você deseja e faça o seu cadastro:

Atendimento presencial – Para agilizar a emissão do certificado, você deve realizar um pré-cadastro neste endereço clicando na opção “cadastrar viajante”

Atendimento web – O Certificado pode ser emitido online e impresso em casa. Para essa opção, faça o cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal.  

Passo 3 – Emissão do Certificado Internacional de Vacinação

O documento pode ser retirado de forma presencial, em uma unidade emissora da Anvisa, ou impresso em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *